SEO Local: um guia para aplicar essa técnica em seu site!
Quando alguém pesquisa uma empresa ou um lugar perto de onde está, encontra resultados locais nas plataformas do Google, como o Maps e a Pesquisa. Para melhorar a classificação local do seu estabelecimento, use o Perfil da Empresa no Google para reivindicar e atualizar suas informações comerciais.
Suporte do Google sobre as Buscas Locais
Ao fazer uma busca com características locais como “x perto de mim” ou “y em [cidade]” estamos demonstrando ao Google uma intenção de busca sobre algo que queremos resolver agora e em alguma empresa próxima. É pensando nisso que o buscador desenvolveu formas de otimizar os resultados para entregar ao usuário respostas que façam sentido com a sua localização. E também por isso que nasceram as técnicas de SEO local.
O que é SEO Local?
O SEO Local nada mais é que um conjunto de estratégias pensadas especificamente para aquelas buscas que envolvem algum fator geográfico. Essa pesquisa pode ser por uma informação, produto ou serviço, mas sempre está associada ao nome de um estado, cidade, bairro ou até mesmo acompanhado de um complemento “perto de mim”. Por exemplo “escola de inglês perto de mim”.
Essas otimizações envolvem a parte técnica e a de conteúdo de um site, mas não para por aí. Existem fatores para além do seu site que contribuem para o bom ranqueamento orgânico de um domínio, como o Google meu Negócio e a construção de uma rede de backlinks coesos para esse propósito.
Ao identificar uma busca por termos locais, o algoritmo começa a operar de uma maneira um pouco diferente da que sempre citamos em nossos conteúdos aqui no blog. Questões como velocidade de página, experiência de usuário, taxonomia do site, entre outros fatores, continuam tendo sua relevância neste tipo de pesquisa, mas não é a mesma que em outros casos.
Buscando entregar os resultados mais aprimorados e que estejam de acordo com as intenções do usuário, o mecanismo de pesquisa do Google dá prioridade para empresas e domínios com informações locais bem configuradas. Portanto, os fatores que citamos acima começam a valer para ranquear aquele seleto grupo de URLs que estão a uma certa distância do usuário.
Obviamente o Local Search (o nome dado para as pesquisas que justificam as estratégias de SEO Local) não fazem com que todo o planejamento de otimizações do site sejam pensado em usuários da região da sede ou de uma das filiais da empresa. Existem muitos pontos de convergência entre essas táticas e as que seriam usualmente aplicadas em casos de domínios que não vendem para sua região.
Tudo isso faz com que o SEO Local seja um plus na sua estratégia, não ela por completo – mas não o subestime, ele pode fazer uma diferença enorme no faturamento no fim do mês!
Por que é importante pensar no SEO Local?
Existem diversos motivadores para que uma empresa decida investir em SEO local. Entre elas, separamos as que mais se destacam:
- Alinhamento com a expectativa dos clientes
- Fortalecimento do nome da marca
- Aumento de vendas offline
- Incentivar a tomada de decisão
Alinhamento com a expectativa dos clientes
Como já sabemos, a grande missão do Google é oferecer informações relevantes e universalmente acessíveis. Para isso, existe a necessidade que o buscador entregue resultados alinhados com a expectativa dos usuários e isso ficou ainda mais explícito com o Update do Helpful Content em que cita:
Suporte do Google sobre as Buscas Locais
E quando pensamos nas buscas com características regionais, podemos entender que, para que a experiência seja satisfatória e auxilie o usuário verdadeiramente, é necessário que existam informações de localização bem configuradas em seu site. Dessa maneira, o buscador poderá encontrá-lo como uma opção de resposta para a dor que levou àquela pesquisa.
Aumentando o alinhamento do que entrega em seu site com a expectativa dos clientes também faz com que seja mais provável a fidelização de pessoas da região. Afinal, se quando elas buscam sobre opções de passeios, serviços, produtos, etc., é seu site que aparece – e entrega! – o que ela deseja, esse público irá entender seu domínio como uma fonte confiável.
Fortalecimento do nome da marca
Continuando na lógica da fidelização de clientes citada acima, o trabalho adequado de SEO Local leva a um fortalecimento do nome da marca em sua região. Ele pode levar ao famosos “marketing boca-a-boca” que nada mais é a divulgação e indicação orgânica de seus clientes para outros potenciais consumidores.
Atualizações do Google sobre o Conteúdo Útil
Isso acontece pela relação de confiança estabelecida com o usuário ao estar oferecendo a ele uma informação assertiva com frequência. Dessa maneira, quando um amigo, parente ou conhecido acaba comentando sobre uma necessidade específica que ele sabe que sua marca supre, acabará o indicando.
No entanto, para que sua ligação com o consumidor chegue a esse nível, antes é preciso que seu site apareça nas indicações locais do Google respondendo a intenção de busca dos leitores. Por isso, o SEO Local é uma prática essencial para o estabelecimento e fortalecimento de marcas em suas regiões, principalmente se estamos falando de novas filiais ou novos competidores em um mercado já consolidado naquele local.
Aumento de vendas offline
O aumento das vendas offline é um subproduto da equação entre alinhamento com a expectativa dos usuários, fortalecimento do nome da marca e uma boa gestão de estoque. Pode parecer contraditório estarmos falando de marketing SEO e ligando ele às vendas fora da internet, mas, acredite, não é!
Com o fortalecimento de marca e fidelização dos clientes, quem conheceu sua marca por uma pesquisa do Google acaba já conhecendo suas opções e lembrando de sua empresa para solucionar determinadas dores. Dessa maneira, nas próximas compras que essa pessoa precisar fazer, é muito mais provável que vá diretamente em sua loja física, se houver, e não em seu site.
Pesquisa Think with Google sobre Local Search
Da mesma maneira, pessoas que desejam sanar dores imediatas como comprar um medicamento, buscar um material de construção ou comprar uma roupa para um evento no dia seguinte, irão buscar por indicações e opções na internet, mas será no offline que fecharão negócio. Isso reduz a espera, evita taxas de entrega e permite testar o produto antes de finalizar a compra.
O que permite que o usuário faça o movimento de encontrar sua página na Web e ir até seu estabelecimento são as técnicas de otimização de SEO Local. Com elas, o nome da sua empresa pode aparecer entre as primeiras opções entregues ao usuário.
Incentivar a tomada de decisão
Quando um usuário faz uma busca regionalizada, muitas vezes indica que ele está no fim do funil de vendas, ou seja, muito próximo à tomada de decisão que leva à conversão. Ao encontrar facilmente uma ou mais empresas que estão perto o suficiente e oferecem a solução que deseja, muitos consumidores se sentem mais propensos e engajados a realizar a compra.
Além disso, em ferramentas como o Google My Business, um forte aliado ao SEO local, o usuário pode verificar as avaliações, ter informações sobre a média de preço, entrar em contato com o negócio e avaliar mais detalhadamente se faz sentido seguir com a compra ou deixar essa etapa para mais tarde.